sábado, 28 de abril de 2012

"Desesperadamente Giulia", Sveva Casati Modignani

Título: Desesperadamente Giulia;
Autor: Sveva Casati Modignani;
Nº de páginas: 384;
Preço: 14,95€.














Resumo:


 Giulia é uma escritora de renome. Ermes é um cirurgião famoso. Ambos provêm de mundos diferentes e ambos têm passados que os marcaram profundamente: conheceram o sacrifício, o fracasso e o sucesso.Quando se reencontram, após vinte anos de afastamento, vão viver finalmente o amor que na sua juventude não puderam concretizar. Mas a dor e a angústia voltam a invadir as suas vidas. Giulia descobre que sofre de um cancro; Ermes é acusado injustamente de corrupção. É a força, a coragem e a esperança que vão auxiliar Giulia na extenuante batalha que tem de travar para sobreviver.

Opinião: 

 Em primeiro lugar, gostaria de dizer que é um livro que, embora retrate um tema complicado (o cancro da mama), é de fácil leitura e bastante agradável.
Gostei do facto de termos várias perspectivas de vários personagens e adorei a história de Giulia e da mãe. Contudo, a história de  Carmen foi a que mais me cativou, talvez por ser uma romântica incurável. Adorei, também, a descrição de como a relação com Ermes começou (e terminou) e as desventuras eróticas em casa de Zaira estão maravilhosamente narradas. A personalidade de Giulia, sendo vulnerável e orgulhosamente forte, em simultâneo, com uma curiosidade surpreendente, é um dos aspectos que mais me agradou ao longo da narrativa. Por fim, agradou - me a ideia de ir descobrindo o passado das personagens à medida que a história se desenvolve, desde a adolescência de Giulia, até  à sua batalha com a doença, passando pelo casamento falhado, a vivência da gravidez, a sua carreira e o primeiro amor, reencontrado mais tarde (desculpem a insistência neste tópico, mas a descrição deste episódio foi, para mim, deliciosa!!).
Por outro lado, alguns flashbacks estendem - se interminavelmente, assim como as reflexões sobre alguns dos temas secundários. Da mesma forma, acho que o tópico da doença podia ser mais desenvolvido e o título do livro é um pouco enganador, no sentido em que, a certa altura, nos dá mais a impressão de que a história aborda mais as outras personagens do que a protagonista.
Achei uma reviravolta surpreendente o final de Carmen, se bem que não tenha a certeza se pela positiva ou pela negativa.

2 comentários:

  1. Este tenho aqui em casa mas ainda não li, já o iniciei mas não conseguiu puxar por mim.
    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, Leitora!=)

      Admito que, no início, também me custou entrar na história, até porque não gosto muito de livros com histórias divididas a cada capítulo, acho que nos descentra muito da história e corta as relações que estabelecemos com os personagens.. Mas, como não gosto de deixar livros a meio, continuei e até me surpreendi. É uma história muito agradável que retrata muito bem as relações humanas!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar