sábado, 28 de abril de 2012

"O segredo do chocolate", James Runcie


Título: O segredo do chocolate;
Autor: James Runcie;
Nº de páginas: 206;
Preço: 9,00€.








Resumo:

Um jovem espanhol que parte para o Novo Mundo em busca de um presente para conquistar uma bela e rica donzela. Corre o ano de 1518, e Diego de Godoy, com a companhia do seu galgo Pedro, parte na esperança de conseguir encontrar algo que nenhum outro homem pudesse oferecer. No México, acaba por encontrar muito mais: não só conhece o líder Asteca Montezuma como se apaixona por uma nativa. A bela Ignacia seduz Diego com a sua beleza e com o sublime sabor do chocolate.
Os dois amantes são separados pelos acontecimentos que acabam por culminar na queda da civilização Asteca sob o jugo dos espanhóis, e os dois (e o cão) tomam uma estranha e secreta bebida, cujos efeitos Diego só descobre no momento em que se apercebe que passou um século desde a sua separação do seu amor. Começa assim uma longa viagem de Diego pela vida e pelos aromas do chocolate.


Opinião:

Antes de mais, os meus parabéns ao autor, pela sua capacidade de descrever o chocolate de forma tão sublime!! Quase que conseguimos fechar os olhos e senti - lo a derreter - se lentamente na língua, a preencher - nos os sentidos e elevando - nos ao mais alto nível de felicidade alguma vez por nós experienciada (Chocoólica, aqui!). 
Apreciei o contexto histórico em que é iniciado e o facto de introduzir personagens reais torna - o bastante interessante. Adorei o pormenor da inserção de Freud. Apesar de o seu nome nunca ter sido mencionado, é facílimo perceber quem é, para alguém que o tem vindo a estudar durante os últimos três anos. Até a concepção global do enredo me interessou, sendo algo diferente do que é usual: os inícios do chocolate, a sua história e uma deliciosa história de amor! Ingredientes fantásticos para uma boa história, na minha opinião.
Contudo, houve um pormenor que me desagradou: o ritmo da narrativa. Isto é, uma das características de Diego, é o facto de se queixar múltiplas vezes do tédio que é a sua vida demasiado extensa, mas a sensação que tive foi a contrária. Isto deveu - se à rapidez com os acontecimentos foram contados e com a superficialidade das personagens, que podiam ter sido mais trabalhadas. 
Em conclusão, o autor tem, notoriamente, capacidade para um romance mais denso, apesar de este ser um livro extremamente interessante e envolvente. 
De novo, uma leitura leve, para ser saboreada debaixo da sombra de uma árvore, num dia quente de Verão!

Sem comentários:

Enviar um comentário