quinta-feira, 5 de julho de 2012

"Salva-me", Guillaume Musso




Título: Sauve-moi;

Autor: Guillaume Musso;

Nº de páginas: 302.





Sinopse:


Uma história encantadora repleta de fantasia, suspense e amor. 

O insólito encontro entre Juliette e Sam é explosivo e mágico. Mas o apaixonado fim-de-semana que vivem juntos é maculado pela mentira. Sam, viúvo, diz ser casado; Juliette, empregada num café, diz ser advogada. 

Juliette tem de regressar a Paris e Sam acompanha-a ao aeroporto. É o instante decisivo em que o destino de ambos pode mudar, mas nem um nem outro ousa pronunciar as palavras necessárias. 

Meia hora mais tarde, chega a notícia: o avião de Juliette explodiu em pleno voo. Sam é agora um homem desesperado. Está longe de imaginar que a história deles não acaba aqui...

Opinião:

Apenas me dei conta de que já tinha lido este livro, há muitos anos, quando o comecei a ler. Mesmo assim, e contra o que é normal em mim, reli-o. Como nunca esqueço uma história que já tenha lido, a narrativa em si não me surpreendeu, mas uma história de amor como esta é sempre deliciosa de ler e tenho consciência que para quem a lê pela primeira vez é maravilhoso ver o inacreditável revelar-se e desenvolver-se perante os nossos olhos numa situação  tão real. As duas personagens principais são sublimes e foi-me muito fácil empatizar com elas, assim como com Grace Costello e a sua história com o agente Rutelli que culmina a sua vida com o derradeiro gesto de amor. 
É um livro de muito fácil leitura com uma mensagem, no entanto, enternecedora e muito forte que de certo toca toda a gente. Adorei ler e reler esta magnífica obra que nos eleva o espírito e nos deixa com um sorriso nos lábios ao virar da última página. Não tenho grandes pontos negativos a mencionar, gosto muito da escrita concisa do autor que coloca o suspense no sítio certo e não "empata" muito a história. As personagens estão muito bem retratadas e, no final, quase que podemos dizer que as conhecemos a fundo. A formatação do texto nas páginas do livro também está muito interessante e quebra a monotonia do texto corrido.
De resto, falta-me concordar com tantas opiniões que circulam por este universo literário de que esta é uma obra que vale, definitivamente, ler e que, pessoalmente, nos faz ter um olhar mais positivo sobre a vida e sobre o amor.

3 comentários:

  1. Adorei este livro é dos meus favoritos do escritor. Mas sou suspeita pois já li quase tudo dele.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ghost. :)

    Já me recomendaram este escritor por diversas vezes, mas ainda não surgiu a oportunidade de experimentar algo dele. :) Parece que é unânime que se trata de um grande escritor, vou tentar ler algo dele num futuro próximo.

    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!=)

      Sim, de facto é um excelente escritor! Talvez não enalteça as suas qualidades como muitas opiniões que li, mas sim, gosto bastante dele e já tenho mais dois livros dele na minha estante!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar