sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"Marcada", P. C. Cast & Kristin Cast


Título: Marcada (Marked);
Autor: P. C. Cast; Kristin Cast;
Páginas: 312.








Sinopse:

Zoey Redbird tem 16 anos e vive num mundo igual ao nosso, com uma única excepção: os vampyros não só existem como são tolerados. Os humanos que os vampyros "marcam" como especiais entram na Casa da Noite, uma escola onde se vão transformar em vampyros ou, se o corpo o rejeitar, morrer.


Para Zoey, apesar do medo inicial, ser marcada é uma verdadeira bênção. É que ela nunca encaixou no mundo normal e sempre sentiu que estava destinada a algo mais. Mas mesmo na nova escola a jovem sente-se diferente dos outros: é que a marca que a Deusa Nyx lhe fez é especial, mostrando que os seus poderes são muito fortes para alguém tão jovem.


Na Escola da Noite, Zoey acaba por encontrar amizade e amor, mas também mentira e inveja. Afinal, nem tudo está bem no mundo dos vampyros e os problemas que pensava ter deixado para trás não se comparam aos desafios que tem pela frente. 


Opinião:

Ok, vou ser o mais sincera possível: nunca pensei vir a gostar tanto deste livro. Se isso é uma coisa boa ou má, ainda estou a decidir, porque já estou com muitas sagas em mãos e eu quando gosto assim tanto de uma história tenho que a ler o mais depressa possível! Mas pronto, este livro surpreendeu-me imenso pela positiva. Não concordo com a comparação ao Crepúsculo (saga de que gostei tanto que li os 4 livros numa única noite). Essa saga é muito gira, sim, e eu adorei le-la. Contudo, não acrescenta nada de novo ao já muito conhecido folclore vampírico, enquanto que a saga da Casa da Noite joga com os mitos por todos conhecidos e molda-os de uma forma super criativa e cativante. Sendo assim, penso que seria melhor comparado a um Harry Potter do que ao Crepúsculo (pegando na temática de rapaz/rapariga que se julga normal e descobre que é algo mais e vai para uma escola onde aprende a ser o que é junto dos pares).

É muito fácil ligarmo-nos a Zoey, uma rapariga determinada e frágil, com pouca auto-confiança, mas que aprende com os seus erros. A escrita também é muito simples, o que a torna bastante agradável e fácil de seguir, mesmo com toda a informação nova sobre os vampyros com que somos "bombardeados". Não há grandes floreios ou rodeios que tornem o livro chato e as escritoras tiveram o cuidado de não empatarem muito a história, pelo que não temos a sensação de que a história se arrasta e só no fim é que tudo acontece. Não, entramos na história e vamos, aos poucos, deslindando as peças do puzzle, juntamente com a protagonista.

Outro ponto positivo é a amizade que nos é transmitida pelo grupo que logo acolhe Zoey no seu seio e a aceita tal como ela é. É igualmente esta amizade que vai proporcionar a Zoey seguir o caminho certo para ascender ao seu verdadeiro destino.

Contudo, há um ponto que,apesar de não ser de todo negativo me parece... Descontextualizado. As cenas sexuais que pontilham a história. Não sei se é da tradução ou de alguma outra coisa, mas pareceram-me um pouco desnecessário, fora do sitio, não sei bem. Mas tudo isso contribui para que a história ganhe forma e se torne esplêndida! 

Aconselho vivamente e mal posso esperar por ler os próximos!!

1 comentário:

  1. Ola :)
    Sou fã desta saga!! ADoro!!!
    Ainda não saíram todos os livros, mas realmente é de ler e ler e não cansar nunca!
    Lê os outros, valem mesmo a pena :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar