terça-feira, 28 de agosto de 2012

"O Amor Infinito de Pedro e Inês", Luís Rosa



Título: O Amor Infinito de Pedro e Inês;
Autor: Luís Rosa;
Nº de páginas: 200.







Sinopse:

No novo romance de Luis Rosa não é só o tema que nos deleita, pela sua força inspiradora ao narrar uma das mais trágicas paixões que a nossa memória colectiva jamais esqueceu. É também a vibração da escrita de Luis Rosa que nos faz seguir página a página, numa leitura sem quebras, dando-nos o testemunho de um escritor que sabe contar como poucos. Luis Rosa tem esse dom de transmitir as emoções, dando-lhes uma força e comunicabilidade que dir-se-ia estabelecer uma relação de cumplicidade entre autor e leitor. É como se a história estivesse a ser revivida por quem escreve e quem lê. E tudo isto sem esquecer o rigor histórico posto na investigação dos personagens, do ambiente e sobretudo da intriga que culmina na tragédia que se abateu sobre o amor infinito de Pedro e Inês.

Opinião:

Este é um livro muito interessante e correcto a nível factual e linguístico. Contudo, talvez devido a esta última característica, não consegui mergulhar na história.
Enrola tanto, dá tantas voltas e fala de tanta coisa ao mesmo tempo que, se formos a tirar as enumerações dos antecessores, dos lugares e de de tantas outras coisas, a história de Pedro e Inês propriamente dita deve ocupar cerca de 50 páginas das 200 que compõem o livro.
Admiro a tentativa do autor de ser fiel à forma como se falava e escrevia na altura, mas, talvez por isso, o livro perde um pouco o interesse e torna-se maçador e um pouco pesado, quando poderia ser uma leitura muito mais agradável.
Não gostei muito do livro do ponto de vista do romance. Contudo, como relato histórico parece-me muito bom.

4 comentários:

  1. Olá,
    por acaso já passei imensas vezes por esse livro e fiquei curiosa. Contudo, o que me motivava era a história de amor de PEdro e Inês.
    Obrigada :)
    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!=)

      Pois, também foi o que me motivou a adquiri-lo, mas a nível da história de amor per se, ficou muito aquém das minhas expectativas. Se, contudo, gostares daquele tipo de livro que te dá o contexto histórico completo, vais adorar este=)

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
  2. Eu, como romantica que sou, adoro esta historia de amor! O que li sobre este tema foi a trança de Ines de Rosa lobato faria, que adorei.

    ResponderEliminar