domingo, 2 de dezembro de 2012

"As Lágrimas de Karseb", Julio Murillo Llerda

 
Título: As Lágrimas de Karseb;

Autor: Julio Murillo Llerda;

Nº de páginas: 304;

Preço: 17,55€.




Resumo:
Verão de 1452. O Sultão Mohamed II planeia o cerco ao último baluarte do Império Romano do Oriente. Depois de mais de mil anos de glória, Constantinopla é apenas uma cidade-estado mantida pelos interesses comerciais dos genoveses e dos venezianos e dividida pelo cisma que separa católicos e ortodoxos. Constantino Paleólogo Dragases, último Basileus romano, prepara-se para a defesa e reclama desesperadamente a ajuda do pontífice e das cortes europeias.
Do outro lado do mundo, em Toledo, Bernard Villiers, um médico francês marcado por um facto trágico, recebe uma inquietante carta cifrada que o informa que uma das lendárias Lágrimas de Karseb foi encontrada em Constantinopla. Bernard atravessará o Mediterrâneo e, juntamente com o seu velho amigo Nikos Pagadakis, sábio e filósofo cretense, e o seu aprendiz, Stelios, procurará a misteriosa jóia mística. Não demorarão a compreender que a terceira das Lágrimas, cobiçada por mãos assassinas, parece andar a par e passo com o destino trágico da Cidade e de uma profecia milenar. E que um velho sacerdote de Santa Sofia possui muitas das chaves que resolvem o mistério.
As Lágrimas de Karseb é uma crónica trepidante e rigorosa de um cerco épico, em que sete mil gregos e latinos se confrontaram com o imenso exército dos turcos otomanos. Uma viagem transcendente à mística do coração, aos sonhos dos homens, ao amor e à paz.
Julio Murillo Llerda (1957), jornalista, escritor, director criativo e especialista em comunicação, é um apaixonado por temas históricos.Este seu primeiro romance histórico tornou-se um best-seller em Espanha e foi finalista do prestigiante Prémio de Romance Histórico Alfonso X o Sábio.


Opinião:

Em relaçãoà componente histórica, não tenho nada a apontar. A nível de linguagem e precisão de acontecimentos, está fantástico. O problema é que não passa disso. Quando li a sinopse, pensei que ia ser uma aventura fantástica, passada na maravilhosa cidade de Constantinopla e cujo cerco serviria de pano de fundo. Pois, é exactamente ao contrário! A história da personagem, a suposta "aventura" é que serve de pano de fundo aos acontecimentos.

Não consigo entrar muito nas personagens, nem nos acontecimentos em si, embora se deva, provavelmente, à expectativa defraudada que este livro me causou.

Contudo, para quem gosta deste tempo histórico, recomendo bastante porque nesse aspecto, repito, está genial.

Sem comentários:

Enviar um comentário