domingo, 13 de janeiro de 2013

"A Profecia de Istambul", Alberto S. Santos

Título: A Profecia de Istambul;
 
Autor: Alberto S. Santos;
 
Nº de Páginas: 424;
 
PVP: 15,93€


Resumo:

Apenas um pequeno grupo de iluminados conhece o inquietante mistério associado à Lança do Destino que, em silêncio, atravessa séculos e milénios. As cidades de Istambul, Argel e Salónica do século XVI são o exótico cenário da luta entre o Bem e o Mal, onde nasce uma terrível profecia que ameaça o futuro da Humanidade.

A Profecia de Istambul é um empolgante romance que traz à cena os prodigiosos seres que transformaram a bacia do Mediterrâneo num fervente caldeirão cultural durante o Século de Ouro. Num tempo em que mudar de religião pode significar a ascensão social ou a fogueira da Inquisição, muitos são os homens e as mulheres permanentemente confrontados com as mais duras penas, e com a sua própria consciência, para que tomem a decisão das suas vidas.

Pelo meio de corsários, cativos, renegados, conquistadores e judeus fugidos dos estados ibéricos, entre um inviolável pacto e um perturbante mistério, emerge uma fascinante história de amor, que irá colocar à prova os valores mais profundos de um ser humano.

O que é mais valioso: o amor ou a salvação da Humanidade?


Opinião:


Bem, e este foi o autor português com que resolvi começar o ano! Tinha este livro cá em casa já há algum tempo e estava curiosa para le-lo. Devo dizer que não fiquei desiludida.

As personagens são muito bem construídas e é-nos dado a acompanhar o seu progresso de uma forma muito contínua, permitindo-nos relacionar e identificar com elas. As paisagens, que vão desde Espanha a Istambul, são de tal forma retratadas que nos conseguimos imaginar lá, junto de Jaime Pantoja, a vivenciar as experiências por que ele passa.

Pessoalmente, penso que a trama tem duas historias paralelas: a história sobre a Lança do Destino e as histórias pessoais dos três amigos que fizeram um pacto em crianças que os salva de muitas situações. Algures aí no meio, ainda há o romance entre Jaime e Rosa que é uma espécie de lufada de ar fresco da trama toda. É uma espécie de oásis no meio de um rebuliço e turbilhão de acção de deixa o leitor tonto. Atenção, não considero isto um ponto negativo! Antes pelo contrário, uma vez que a vida de Jaime é tão interessante e repleta de reviravoltas inesperadas que me manteve colada às páginas do livro.

Gostei muito deste livro, que se insere na categoria dos romances históricos, apesar de ser diferente que li até hoje!

2 comentários:

  1. Adoro Istambul :)
    Acho que tenho de juntar este à lista :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é delicioso nas descrições que faz! É daqueles livros que parece que, se inspirares, estás lá no bazar, junto deles..=)

      Eliminar