sexta-feira, 19 de julho de 2013

"Insurgente", Veronica Roth





Título original: Insurgent;

Nº de Páginas: 376;

Colecção: Saga Divergente;

Editora: Porto Editora;

PVP: 13,95€.








Resumo:

A tua escolha pode transformar-te - ou destruir-te. Mas qualquer escolha implica consequências, e à medida que as várias fações começam a insurgir-se, Tris Prior precisa de continuar a lutar pelos que ama - e por ela própria.
O dia da iniciação de Tris devia ter sido marcado pela celebração com a fação escolhida. No entanto, o dia termina da pior forma possível. À medida que o conflito entre as diferentes fações e as ideologias de cada uma se agita, a guerra parece ser inevitável. Escolher é cada vez mais incontornável... e fatal.
Transformada pelas próprias decisões mas ainda assombrada pela dor e pela culpa, Tris terá de aceitar em pleno o seu estatuto de Divergente, mesmo que não compreenda completamente o que poderá vir a perder.
A muito esperada continuação da saga Divergente volta a impressionar os fãs, com um enredo pleno de reviravoltas, romance e desilusões amorosas, e uma maravilhosa reflexão sobre a natureza humana.

Opinião:

Mais um livro desta autora de apenas 23 anos que me surpreende pela positiva. 

Nem dei pelo passar das páginas, graças à habilidade que Veronica tem de misturar tão maravilhosamente todos os elementos que devem compor uma boa narrativa: acção, romance, suspense e revelações insuspeitas.

Neste segundo livro da colecção, Tris e Tobias afastam-se um pouco, à medida que Tris se vai mantendo fiel a si mesma, enquanto luta para não se perder no desespero e na mágoa que a corroem, e Tobias se vai perdendo um pouco dela, esquecendo-se que ela "continua a mesma pessoa que preferia morrer a ter de o matar". (esta frase encantou-me!)

Conhecemos a mãe de Tobias e o quanto uma vida de privações e maus-tratos podem mudar uma pessoa. Para o bem ou para o mal, só o terceiro volume nos dirá!

A informação de que nos falam durante todo o volume e que temos dúvidas se existirá mesmo e que causou a morte de toda uma fação é recuperada e transmitida quando menos se espera e este ambiente futurista em que se passa a história, numa sociedade alternativa, pode não ser bem assim. 

Penso que só o último capítulo do livro valia só por si! A forma como a informação supracitada é revelada e como os acontecimentos se desenrolam é fantástica! Contudo, acaba numa cliffhanger.... (Abruptamente, deixando-nos cheios de água na boca para o próximo livro..)

Uma escrita muito fluida que nos transporta directamente para os acontecimentos, sem medo de surpreender o leitor com uma morte ou um amor repentino. Muito boa caracterização dos personagens, sem descrições desesperantes nem personagens idiotas (daqueles que nos querem fazer arrancar os cabelos, tipo Bella Swan), com cenários lindos e muito bem idealizados. Temos a certeza que este foi um universo muito bem pensado e estruturado.

As temáticas abordadas também são de louvar, trazendo à superfície questões sobre a natureza humana muito pertinentes e que nos fazem realmente reflectir. 

6 comentários:

  1. Olá,
    tens um selinho no meu blogue:)

    ResponderEliminar
  2. Olá homónima. :)

    Deixaste-me curiosa com a tua opinião e ainda com mais vontade de pegar neste volume. Confesso que tinha algum receio de ler este volume porque já tinha lido opiniões de pessoas que diziam ter ficado um pouco desiludidas, contudo fiquei expectante depois da tua opinião. Mal tenha oportunidade tenho de o adquirir. :D

    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi oi!=D

      Eu não posso dizer que tenha ficado desiludida.. Mas as opiniões que leste ficaram desiludidas, porquê?

      Agora no verão vêm as promoções, deve haver alguma que o inclua.. A bertrand está com muitos descontos, se lá quiseres espreitar!=p

      Bjinhos e boas leituras!**

      Eliminar
    2. Olá querida. :)

      Eu percebi que tinhas gostado muito, por isso fiquei mais descansada. :) No site da editora o livro também está um bom preço, mas agora só em Setembro ou assim, pois este mês desgracei-me. :P Obrigada pela dica, irei espreitar.

      Quanto às opiniões, li várias que diziam não ter gostado tanto deste volume, quanto sucedeu com o primeiro, mas pelo que percebi tinham bastante expectativas, que acabaram por não ser correspondidas, e esperavam algo diferente, houve até uma pessoa que defendeu que a Tris não se mostrou tão interessante quanto no Divergente...

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ois,

    Por acaso agora fico na duvida tambem, não tinha ideia que estes livros eram assim tão interessantes.

    Mais uma saga hummmm :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar